segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMO FAZER AMOR COM (COMO) UMA MULHER

AS PRELIMINARES – A perspectiva desse blog, em todo o tempo, é fazer reflexão a partir dos elementos teóricos da filosofia e da psicanálise. Nesse sentido explorar-se-á na 7ª arte presente nesse filme, os dados que devem nos fazer pensar sobre a vida da sexualidade em nosso tempo chamado hoje. Esse filme, em primeira mão, pode parece simultaneamente corretivo da onda reinante da autoajuda ou coisas de pornografia literária, em que se banaliza o sexo e o amor de modo injusto a que ele deveria ser louvado e enlevado com encômios não só dos poetas mais de todos. Iniciarei transcrevendo algumas sinopses existentes na internet sobre o filme, e em seguida será feita a partir desta uma hermenêutica latente,seu conteúdo que está em conformidade com a ''razão de ser' e horizonte desse blog.
Sinopse 01 - Uma comédia de erros de comunicação entre os lençois,“How to Make Love to a Woman” explora a viagem de um homem para salvar o seu relacionamento, tentando melhorar as suas habilidades sexuais em vez de comunicar o que realmente sente… e as respostas certas não são nada do que ele esperava!
Sinopse 02 - Quando Andy ouve sua namorada Lauren suspiro depois do sexo, ele entra em pânico. Mas mesmo com a ajuda de seus amigos, estrelas pornô e especialistas tântrico, ele continua a tropeçar no quarto, finalmente percebendo que para dar Lauren a palavra “O”, ele primeiro precisa dizer a palavra “L” de Love: Eu te amo.
PALAVRAS CHAVE – sexualidade, amor, relacionamentos, arte.
SINOPSE COMENTADA – O personagem do filme tem uma vida tranquila, como é a da maioria dos homens diante do relacionamento com as mulheres, onde a sensibilidade e a percepção que tem delas é ZERO na Escala Richter dos relacionamentos de nosso tempo. De repente, uma relação acomodada e tida como modelo, desaba e coloca em crise a falsa segurança que Andy tinha no amor de lauren ao descobrir em relação amorosa com sua namorada, transa, que ela não emite aquele som de satisfação prazerosa de quem está em 'estado de graça/transe' depois de uma relação sexual que era presumida satisfatória. Ele é do tipo ‘rapidinho’. A partir de então ele parte desesperado a procura de algo que o possa acalmar do risco de perder a amada. Ele percorre todos os possíveis canais de apoio e ajuda, a amigos e amigas, em casas noturnas de mulheres, com as lésbicas, e com os budistas que fazem meditação que na visão de ilustrados, corresponde ao sexo tântrico. O casal de namorados recorre aos amigos e amigas para encontra ajuda. O curioso é a diferença de orientações que os homens dão para seus parem em relação ao que as mulheres dispensam ás suas amigas de gênero.

DAS RELAÇÕES – O filme mostra um contexto de sugestões dados por homens e mulheres pra o problema comum nas relações de um casal hetero que é diverso e plural. Amigos do personagem do filme não acreditam no amor, considera o casamento um engodo. As duas famílias, tanto de um como do outro casal, Andy e Lauren transmitiram uma mendiga vida de afeto e de amor. Quando ambos, para entender o que lhes acorre na relação, descobrem outra realidade distinta da que eles viveram ou entenderam. Pode se perceber que essas famílias são avançadas e estão na ‘crista da onda’ do mundo das relações. Andy não conseguia dizer ‘eu te amo’, a Lauren não entende por que seu namorado não a cuida com a mesma proporção que ela dispensa a ele. Nas famílias se descobre uma visão positiva, isso pode ser atribuído à marca e assinatura do autor do filme.

PAIXÃO E SEXUALIDADE – Havia aquela paixão avassaladora na vida do casal. E de repente ela começou a desabar pela falta de cuidado, de sensibilidade e da atenção do homem para com a mulher. A paixão não é uma coisa ou um dado ou natural/inata. Ela é um sentimento humano, assim como o amor, inventado pelos humanos. A paixão é o alimento do amor. Amor é cuidado, zelo, atenção e conexão. Ela precisa ser alimentada e nutrida, o tempo todo, pois somos ‘seres sociais e sexuados’. Esse alimento e nutriente é que dá crescimento à sexualidade inerente a todo homem e a toda mulher. Por isso somos livres. Escolhemos o melhor modo de viver nossos desejos e instintos, pois esses habitam dentro de nossa razão e sexualidade. Sexo aqui não se confunde com sexualidade mais é uma das expressões dela. É necessário que se eduque o sentimento do amor e o conecte com a sensibilidade que faz parte do mundo da sexualidade. Não basta estar apaixonado pra se ser feliz. Como um sentimento e unguento do amor a paixão evolui e se desenvolve. Os sentimentos caducam-se quando deixam de ser ‘móveis e não se tornam fixos’.

HOMEM E MULHER - Todas as relações sociais sofrem impactos das ciências, invenções, novas relações de trabalho e tecnologias que conectam as pessoas no mundo todo. As Tecnologias podem abrir os olhos da sensibilidade ou embotá-los. A entrada e o acesso da mulher ao mercado de trabalho provocaram mudanças notáveis. Nesse sentido todo amor que se desvincula do cuidado com a vida e as relações de amizade, para com todos, na vida social perdem a ‘razão de ser’. Só o homem e a mulher são animais sexuados, diferentemente dos outros animais que são guiados pelos instintos.
SEXO - O filme coloca na ordem do dia que o sexo pode ser o termômetro e a bússola da relação do casal. Nele se pode visualizar a vida da relação. Sexo não é mera busca de prazer sexual mais ele é tradução do cuidado, da percepção e da atenção que se aprender na vida e pela vida da outra pessoa que está ao nosso lado. Ele, o sexo, é energia que conecta e dá ligadura na vida a dois.

INFERÊNCIAS SUGESTIVAS – É um filme indicado aos homens que perderam o bonde da história da humanização e da sensibilidade humana. Relacionar-se com uma mulher em um mundo sem fronteiras e de possibilidade ilimitadas coloca, a toda espécie de machismos e modelo patriarcal de relacionamento, na pré-história da sexualidade de do amor. Ele também deveria ser utilizado nos encontro para os cursos de noivos de algumas igrejas e ou religiões, que exercem controle, sobretudo à vida da mulher ao invés de falar de amor universal e de reconexões dos humanos. As mulheres foram as que mais cresceram na escala rischter e por isso se tornaram as depositárias da sensibilidade e do feminino, que são atributos que foram exiladas da cultura do masculino. Nesse sentido o modelo de ser e de cuidar de si, do mundo e do outro tem a mulher como referência primeira.
 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

LIBIDO E EROS CÓSMICOS

LIBIDO (Freud)EROS (Mito) - Libido (do latim, significando "desejo" ou "anseio") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais.A libido apresenta uma característica importante que é a sua mobilidade, ou a facilidade de alternar entre uma área de atenção para outra.No campo do desejo sexual está vinculada a aspectos emocionais e psicológicosSanto Agostinho foi o primeiro a distinguir três tipos de desejos: a libido sciendidesejo de conhecimento, a libido sentiendidesejo sensual em sentido mais amplo, e a libido dominendidesejo de dominarEm seus escritos posteriores, especialmente em “Além do Princípio do Prazer” (1920), ele usa, em vez da palavra libido um sinônimo Eros, que descreve como sendo a energia que impulsiona a vida. Na obra “Em Psicologia de Grupo e Análise do Ego” (1921), ele definiu a libido como sendo a "energia de tais instintos, que tem a ver com tudo o que pode ser resumido como o amor." 

SENSIBILIDADE HUMANA - Encontrei esse clipe e o texto que será abaixo transcrito. Ele nos alerta para uma coisas que não pode ser esquecida. Homens e mulheres devem ficar atentos uma ao outro o 'tempo todo e todo o tempo' desde os primeiros momentos do despertar. O cuidado com o corpo e as manifestações da sexualidade deve começar desde a mais tenra idade, isso já descobriu Freud no final do século XIX, Assim também uma atenção especial deve ser dada em todos os momentos da vida. E as mesma coia se deve observar nas primeiras horas do dia. A sexualidade humana não é um dado mais uma construção humana em relação. Ela humaniza ou brutaliza as pessoas. Ninguém é gostoso(a). Nos tornamos mais ou nada afetuosos. É nesse sentido que transferi esses clipes e textos para esse sítio. Pensar que a sexualidade entre casais nunca estanca, estaciona ou estabiliza.

O TEXTO NA INTERNET in RECORTE: http://msn.bolsademulher.com/sexo/sexo-matinal-106778.html
Saúde matinal da Sexualidade in Percepções
[...]O sexólogo Helio Felippe cita um estudo da Universidade Queen's de Belfast (Reino Unido), que afirma que sexo pela manhã reforça as defesas imunológicas, melhora a circulação e diminui a pressão: "Além disso, permite queimar calorias, reduz o risco de diabete, fortalece ossos e músculos, e ajuda a aliviar a artrite e dores de cabeça".
Helio afirma que o sexo traz uma grande melhora emocional, desenvolvendo o ânimo e diminuindo a tendência a desenvolver um quadro depressivo. "A atividade sexual matutina aumenta a autoestima, estimula a criatividade, promove o autoconhecimento e revitaliza", garante o sexólogo.
Quanto aos que recusam sexo de manhã, Hélio salienta que há uma grande variedade de "desculpas" para isso. "Talvez sejam tantas quanto as impressões digitais, indo desde a preguiça, passando pela higiene e terminando na própria falta de desejo", enumera, explicando que, pela manhã, as mulheres se acham menos atraentes e muitas vezes tentam evitar o contato com o parceiro por conta disso. "A explicação é científica: elas têm um nível de estrógeno mais baixo de manhã, o que diminui seu metabolismo e, consequentemente, seu apetite sexual", esclarece.
No entanto, algumas mulheres afirmam que, apesar da preguiça ou da distância, se for criado um clima favorável com carícias e preliminares, o sexo acaba rolando e é muito bom. "Por outro lado, a maioria dos homens diz gostar de sexo matinal, recusando apenas se não houver tempo hábil", afirma o sexólogo.
Tesão do xixiMas o que significa a ereção matinal? Tesão ou vontade de ir ao banheiro? "Estudos dizem que o homem tem dois picos de produção do hormônio sexual, sendo um matinal e outro noturno. O matinal ocorre das 8h às 10h e o noturno acontece das 20h às 22h. Nesses períodos, em geral, ocorre um aumento na disposição física e no desejo sexual do homem", explica Hélio Felippe.
Muitos homens, porém, têm ereção matinal provocada pela pressão da bexiga cheia sobre os nervos da ereção que passam ao lado da próstata. "Esses fatores, em conjunto, despertam uma sensação de prazer no homem e os levam a preferir ter relações neste horário", finaliza o sexólogo. [...]

A PERDA DA LIBIDO FEMININA - É um assunto que tem a ver com o todo da relação entre casais, seja hetero, bi, homo ou poli. A libido é uma energia que precisa ser ativada, energizado, ligado, colocado em movimento. Somos um todo, Isso tem que ser uma atitude constante de perceber o outro, sentir a outra pessoa, seduzir um ao outro. Não se pode impor o desejo e nem a libido é posta em movimento se não houver sinergia. O que faz perde e o que atiça  a libido de um de outro? O mesmo que acende quando se ausenta faz brochar. Isso significa que quanto mais sensível e perceptivo em relação a tudo que o cerca mais a pessoa tem uma libido latente e patente. Veja o que fala o clipe e deixe aqui sua mensagem nos comentários.
<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-br&amp;from=sp&amp;fg=shareEmbed%22&amp;vid=1d177453-1842-4da9-a7b4-8097e2785be1&amp;src=FLCP:sharebar:embed:null" target="_new" title="Perda da libido">Vídeo: Perda da libido</a>

terça-feira, 21 de junho de 2011

SÓCRATES E O AMOR



Introdução - Encontrei esse vídeo no site.<http://video.google.com/videoplay?docid=-261160500537418464# >Ele é um convite a que entremos no mundo da filosofia que é uma porta e uma janela no mundo referência, base e fundamento de tudo o que fazemos nesse mundo.

PRELIMINARES - Ver qualquer coisa sobre os gregos é um convite a que se debruce sobre as raízes: do modo de ser, de pensar, de sonhar, de desejar e de viver a sexualidade em nosso mundo e sobretudo no das virtualidades. Ele não morreu depois da condenação e sob o efeito da sicuta que o desfecho de sua condenação. Ele continua vivo no subterrâneo da vida de todas as civilizações do mundo atravé de todas as tentativas ocidentais de educar, amar e apaixonar-se. Ele é o simbolo vivo de uma vida que sendo simples e humilde se tornou paradigma eterno, imortal e virtual. Ele é a raiz, a fonte e o terreno fundante primeva de tudo o que fazemos em nosso mundo.

sábado, 11 de junho de 2011

NAMORAR É...

 
Considerações iniciais - Encontrei esse clip que retrata e confirma a idéia, do namoro e casamento monogâmicos e dos relacionamentos em geral, sob o controle das igrejas. A igreja cristã teve um papel relevante na defesa dos direitos das mulheres em um momento em que estas eram vistas apenas como mulher-eva e  pecadora. Hoje essa realidade é outra. A mulher precisa ser considerada como uma pessoa de direitos e não mais como a imagem bíblica do pecado e da serpente que tenta ao homem. O que precisa ser repensado mais é o reconhecimento de sua presença majoritária  e de sua participação nas instâncias do poder sagrado. Em muitas igrejas a pessoa só pode namorar, isso se apliaca só às mulheres, com pessoas de sua igreja. Equece-se que o namor e o relacionamento entre casais é umas instituição natural e anterior ao surgimento das religiões e igreja. 
Extrai também esse texto desse site com o propósito de refletir sobre a dferença entre o que se quer tratar aqui e o sentido antropológico do namoro relacionado ao amor e à sexualidade. O namoro é uma espécie de ministro das comunicações do amor que se realiza na expressão da sexualidade que é a conexão, o encontro e os relacionamentos afetivos vividos pelos humanos. Só quem namora são so humanos. Amor é sentimento. Namoro é o desabrochar da sexualidade. O amor é o que busca tanto a sexualidade como o amor. A sexualidade e a casa do amor e o namoro é a conexão as pessoas nessa casa. Namorar, viver a sexualidade e buscar o amor e a vida de todas as vidas que se relacionam.
Significados: "O namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social." 
Significado2: relacionamento monogâmico de compromisso firmado verbalmente nos moldes das convenções sociais e ditames sociológicos.

Exemplo1: namoro é uma merda, mas não largo minha namorada.
Exemplo2: A minha namorada é uma filha da puta mas, eu a amo



DESCOMPASSOS - Esse funk traduz bem o que siginifica o namoro e o amor para a maioria deles. A mulher  é uma ameaça para essses homens. Capturei esse vídeo para iniciar essa conversa sobre o namoro. A mulher é vista como objeto a ser usado...Nao se sabe nesse mundo que amor é conexão, conhecimento e descoberta um do outro. Só se enxerga na mulher um corpo a ser possuído.. É um amor de quem nao conhece o valore e a riqueza de uma mulher, quem nao conhece a grandeza do feminino. Parece mais o amor da rua, o amor de quem é ou foi socialmente rejeitado tanto pelo amor de uma família como pelos espaços sociais e políticos público
NAMORO: Conexão e transformação. É uma historia de amor que detalha o entrelaçamento de dusas histórias que se cruzam, se conectam e se transformam. A historia de um namoro que se transforma em amor e que se conecta com outras vidas. É uma vida de um casal na vida de outros tantos.A meta maior do namoro é o conhecimento de sei e do outro. Sócrates já dissera a séculos que o conhecimento de si só acontece qdo se conhece o outro e o mundo. Eu me conheço quando conheço o outro e conheço o mundo. Eu conheço o mundo quando me conheço e conheço o outro. Eu conheço o outro quando conheço o mundo e quando conheço me conheço. Da mesma forma se aplica ao namoro. Eu só sei namorar a outra pessoa quando me namoro e namoro ao mundo. Eu tennho que me namorar pra saber namorar a outra pessoa e ao mundo e assim sucessivamente.É importante saber o sentido do namorar. Veja o que esse  site fala sobre o ato de namorar:{ namorar (na-mo-rar) v.t.Procurar inspirar amor a; requestar, cortejar; fazer a corte a; arrastar a asa para.Cobiçar, desejar vivamente possuir. v.i.Andar em requestos ou galanteios.}  http://www.dicionarioweb.com.br/namorar.html

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A VIDA TECIDA.COM@HIPERTEXTO.MÍDIA.WIKIPÉDIA


Trabalhar dialeticamente o sentido que tem o hipertexto, hipermídia e Wikipédia na vida é o que pretende esse texto. Justificar, a partir da religação de saberes e ciências, que é uma teoria trabalhada por EDGARD MORIN, como todas essas expressões-conceitos fazem parte da vida, é a idéia-pressuposta. O ponto de partida é de que a vida é HIPER, WWW e WIKI. Faço o caminho argumentativo desde a configuração da tessitura biológica e cultural até aportar na visão da educação e da escola que derivamk dessa perspectiva. A idéia-base é que a vida humana é um HIPERTECIDO=HIPERTEXTO.

TECIDOS- A vida é tecido biológico do encontro de cromossomos dos pais e das mães. O pai biológico é um resultado da seleção e refinamento dos seus ascendentes. A mãe é fruto do encontro biológico e cromossômico de seu pai e de sua mãe, que por sua vez já é resultante da seleção natural e biológica. No wikipédia se encontra essa caracterização acerca de tecido assim: Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular. Tecido é tessitura, entrelaçamentos de genes e de caracteres. Tecido é construção e agregação. Tecido é a conexão aleatória segundo a dinâmica da natureza biológica. Somos tecidos humanos e sociais

LINKS SOMOS. Links no sentido de Elo, ligação, vinculação, jump, conection, conexão, interconexão, linking, nexo, inter-relação, cross reference, association, path e trail (mais utilizada para significar uma coleção de links), caminho, hotlink, hot Word, hiperlink, atalho etc. O nosso corpo todo é um nó de conexão biológico entre os vários sistemas respiratório, digestivo, gustativo, olfativo, sensitivo, tatual, cerebral, cardiológico. Quem faz essas, ligações, conexões e nexos?

HIPER - O prefixo grego hyper significa sobre ou para além de. Segundo Pierre Levy Hipertexto tecnicamente é um conjunto de nós ligados por conexões. Somos mais que texto. Estamos para além da mera conexão, ligação, ligação, desse determinismo biológico. Um exemplo disso é que microscópios de cientistas observam internamente o organismo humano. Quando algum microorganismo invade o corpo, faz com que todo o corpo se torna um sistema de proteção, defesa e preservação. Todo o corpo de agrega quando parte do corpo é ferido e assim todo o corpo se torna um sistema de restauração e reintegração do corpo ferido em sua tessitura. O corpo é ligado pelo tecido da pele, das artérias, do sangue que circula.

CORPO-HIPER - Pode se dizer que somos, ao mesmo tempo em que um CORPO-TEXTO, um CORPO-HIPERTEXTO=SISTEMA. Conectado e vinculado. Sem conexão não há vida. Ao mesmo tempo em que somos um sistema biológico de conexões, relações e vinculações, somos uma rede cultural de valores, tradições, princípios e costumes. A cultura é uma construção milenar e atual do substrato humano. A cultura se mistura no sangue biológico fazendo nesse ser o sonho biológico. Somos masculino e feminino. 

PANTEISMOS ECO - Segundo biólogos e antropólogos quânticos somos UM TODO E TODO UM. Uma espécie de PANTEISMO cultural e biológico. Para os QUÂNTICOS que se entrelaçam na biologia e na antropologia do humano afirmam que o biológico faz LINK no cultural e o cultural interfere e se mistura no biológico tornando o ser humano um ser quântico em metaformose. Somos um todo COM. O que as tecnologias fazem hoje com as mídias é atualizar, o que no decorrer da história foi cindido na vida social e das relações, daquilo que já faz parte no tecido da vida biológica e cultural. Elas atualizam a vida que caducou no processo de mudança e estancou na mesmice. A mesmice, o comodismo e as especializações estanques da ciência e da escola legaram uma visão estreita e sem sentido, que nos impedem a mudança e de perceber que somos um todo.

WWW - A educação, em seu formato atual visualiza isso. As disciplinas que estão na escola formal, de nossos dias, querem presenciar isso. As ciências são saberes e conhecimentos que elaboram discursos parciais sobre o todo da vida humana. São discursos e teorias fragmentadas mais não isoladas. Elas estão na escola para serem hiperLINKadas, conectadas e interdisciplinarmentes conectadas. Entre essas ciências e saberes não tem sentido e fundamento sem a ‘WWW=wiki=link’.

ESCOLA – Os educadores precisam saber que são hipertexto biológicos, que é hipertexto cultural e também um TEXTO da ciência e do saber que foram formados para que na sala façam LIKS de tudo isso com sua ciência . Para que o saber seja construído, reelaborado e democraticamente vivido e socializado ser professor é transformar-se em Hipertexto, Hiperlink, Hipermídia e HIPERhumanidade em construção. Só se é educador-professor COM=tecido.

WIKI - Quando se acessa a um texto do Wikipédia, ao mesmo tempo em que se é atendido naquilo que se buscava, o interesse imediato, se é remetido a outros textos que ampliam e enriquecem a informação, que tivemos e que pode ser transformada em um processo de construção conhecimento através de saberes acessados na mídia. Assim pode-se compreender que somos LINKS, HIPER E WIKI. WIKI é o WWW que faz, constrói de modo colaborativo e democrático de saberes e conhecimentos. A Wikipédia proporciona essa construção mundial de conhecimentos construídos nos diferentes espaços geográficos do mundo. Vida é colaboração e conexão

SALAS e ORKUT - Quando se acessa a uma sala de batepapo ou ao Orkut somos colocado diante de uma rede infinita de possibilidades. Ali podemos construir textos discursivos como textos de relacionamentos ilimitados. Tudo é possível. Mídias se juntaram para colocar as pessoas diante das outras.

CELULAR- O Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. Quando se nos utilizamos de um aparelho celular estamos diante de uma convergência midiática, Mídias são colocadas á disposição das pessoas pra que possa dela fazer usos. Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, Quais as mídias presentes nesse aparelho que, inicialmente era uma conexão telefônica, mais que agora pode ser CÂMERA fotográfica, som MP3 áudio visual, TV, internet, correio de voz e de texto, gravadora de fatos e momentos, e assim infinitamente. Isso tudo são resultados das tecnologias que atualizam as potencialidades e alargam as dimensões da vida, que sempre são ilimitadas. O celular explode os freios da mesmice e do comodismo.

EBOOKs@EDUCAR- Essa é a reflexão que me inspira a entender que educar, conhecer e professor são saberes e poderes que pode transformar e avançar assim como se esconder e ficar na mesmice em tudo.Só que educar hoje é sair de si e ir às infinitas conexões ,a exemplo dos WIKI. Educar, em sentido literal é ‘desenvolver possibilidades’, é LINKar e fazer HIPERTEXTO da vida. Já se foi o tempo em que educar era transmitir conteúdos livrescos de papel, armazenados nas bibliotecas. Educar ainda passa pelos livros. Os livros hoje são Ebooks e PDF’s, e que estão disponíveis virtualmente na rede mundial. A vida, a escola e a educação são feitas COM, tecidas COM, vividas COM. O humano tem uma necessidade natura, e conhecimento, já disse ARISTÓTELES há muito tempo. Temos sede, desejos e fome de conhecimento, de novidades@COM.

e- mail - virtualpoli@hotmail.com  - Paraíso do Tocantins, junho de 2010